Situado no Maciço Calcário Estremenho e ocupando parte significativa da região montanhosa do centro oeste de Portugal, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) estende-se a Ourém, abrangendo a freguesia de N.ª Sr.ª das Misericórdias.

A expressão geológica e geográfica do PNSAC (com alguns dos afloramentos calcários mais significativos do país) levou à criação desta área protegida na administração do espaço em 1979, pelo Decreto-lei n.º 118/79 de 04 de maio.

Nesta paisagem protegida, em que o calcário tem lugar preponderante, o relevo movimentado reúne um conjunto de formações cársicas, como algares, poljes, escarpas, campos de lapiás, exsurgências e sumidouros. A flora é mediterrânica e a fauna representada nomeadamente por águias de asa redonda, peneireiros vulgares, mochos-galegos. A marca humana é materializada em vestígios arqueológicos e dinâmicas baseadas numa economia agrícola, outrora de auto-sustento, onde a par dos produtos de uma agricultura de sequeiro, vigorou durante gerações o azeite, o pastoreio de gado miúdo e a tecelagem de lã e de linho. A pedra também marcou o perfil psicossocial da população, reforçando a sua estrutura geoeconómica, pois se à partida obstava à presença do homem e à exploração do solo, acabou por se converter num dos principais recursos e riquezas.

sem-imagem

Próximos Eventos

Filarmónica 1º dezembro Vilar dos Prazeres

 

Sociedade Filarmónica Ouriense