
Mulher Morta, a cerca de 100m das portas de Santarém e no primeiro corte de estrada à direita. O troço de calçada histórica é um percurso pedonal que nos leva até ao cruzeiro do lugar da Mulher Morta. Com base em escavações arqueológicas, crê-se que neste itinerário, ou próximo dali, tenha existido um troço primitivo à época romana, cuja presença se confirma no castelo, facilitando o acesso íngreme ao morro.

Base quadrada, peanha quadrada assente sobre a primeira; corpo encimado por cruz. Na base da cruz, na face voltada a norte, tem esculpida em alto-relevo, uma caveira. Nas restantes faces apresenta decoração vegetalista.

Equipamento em alvenaria de pedra, composto por uma fonte, estando-lhe adossado, na parte anterior, 1tanque quadrangular, de lavagem de roupa. Tem uma pedra batedeira.
A fonte, de uma bica e tanque de recepção de água rectangular (de pedra) com a boca ao nível da cota do solo, é feita com pedra não aparelhada. Tem frontão simples, cujos remates de topo vão elevando das extremidades para o centro. Exibe uma tabela com inscrição: CM 30/08/1890 - 1908.
Próximos Eventos
Últimas Notícias
Será já nos próximos dias 18,19 e 20 de Maio, o 17º Fim-de-Semana Cultural! Haverá: Tasquinhas, Concertos, Torneio de Sueca, Passeios e muito, muito...
Tomada de Posse da Junta e Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias.
No dia 20 de Outubro decorreu no salão nobre de Junta de...
Já estão disponíveis as fotografias do XXII Torneio VelhOurém. Veja tudo